Jun 22, 2019

|

De: ajpereira

|

Categorias: Repare você mesmo

Alguns benefícios de reparar você mesmo o seu eletrodoméstico

De certa forma os eletrodomésticos são como carros: gostaríamos que funcionassem para sempre, no entanto sabemos que não é assim e mais cedo ou mais tarde alguma coisa avaria. A máquina de lavar não funciona como deveria. O forno não aquece, ou o escorre água do frigorifico. Estes são alguns problemas que já lhe ocorreram alguma vez ou podem vir a acontecer. Se o equipamento está fora da garantia muito provavelmente a reação inicial passar por deitar o equipamento fora e comprar um novo. Mas não tem de ser necessariamente assim. Algumas avarias podem ser resolvidas facilmente pelo próprio consumidor, independentemente do caminho que tome, pode começar por tentar identificar o problema. Existe muita informação na internet que o pode auxiliar no diagnóstico da avaria do seu equipamento, inclusive no Youtube encontra os chamados “do it yourself” (DIY) vídeos, onde detalhadamente é explicado passo a passo como identificar a avaria e substituir a respetiva peça. Depois de descobrir o problema e com as ferramentas adequadas está a um passo de reparar você mesmo o equipamento e poupar imenso dinheiro. Mas vamos enumerar algumas razões e benefícios de reparar você mesmo o seu eletrodoméstico:

  • Economizar Dinheiro O primeiro ponto é o benefício mais óbvio. Comprar uma peça de substituição por conta própria é mais barato do que pagar um reparador para comprar e instalar e, na verdade, é mais barato do que comprar um eletrodoméstico totalmente novo. Na verdade, de acordo com um relatório publicado pelo Parlamento Europeu em junho de 2017, a reparação de um aparelho é algo desejado por 77% dos cidadãos europeus, que “preferem reparar os seus bens em vez de os substituir por novos produtos, mas são finalmente obrigados a substituí-los ou a deitá-los fora porque o custo e o serviço de reparação são desencorajadores”. Por este motivo se eliminar o custo do serviço facilmente poupa algum dinheiro.
  • Conveniência Por vezes pode pensar que talvez seja mais fácil e conveniente contratar um técnico especializado para resolver o seu problema. No entanto nem sempre é assim tão simples, muitas vezes todo o processo desde o contacto com o serviço de assistência técnica até agendar o serviço, identificação do problema e resolução do mesmo podem levar dias ou até semanas e dessa forma pode acabar por perder muito mais tempo.
  • Escolher uma peça de substituição original ou compatível Outra desvantagem de solicitar uma assistência técnica é que nem sempre é dada a opção de escolher entre uma peça original ou compatível. Algumas pessoas preferem peças de substituição originais do fabricante do equipamento, enquanto outras preferem economizar com uma compatível. Se for você mesmo comprar a peça de substituição tem a opção de todas as peças de substituição disponíveis para a solução do seu problema, entregues diretamente à sua porta.
  • Sensação de missão cumprida Esta é uma das melhores sensações que pode ter quando repara o seu equipamento. Nada melhor que nos orgulharmos daquilo que fizemos bem feito. Sempre que ligar o equipamento vai certamente sentir satisfação e orgulho de o ter conseguido reparar você mesmo.
  • Aquisição de conhecimento e experiência acumulada À medida que desenvolve o conhecimento sobre o funcionamento interno dos seus equipamentos, melhora a sua capacidade no diagnóstico de problemas e conseguirá mais facilmente determinar se vale ou não a pena a reparação. Além disso, como já referimos anteriormente, saber mais sobre os equipamentos que tem em casa irá ajudá-lo a economizar dinheiro e garantir que funcionam por muito mais tempo.
  • Salvar o planeta Por último, mas não menos importante, repare, não deite fora o seu equipamento. Mantenha os seus equipamentos eletrónicos a trabalhar o máximo de tempo possível. Sabia que 87% dos equipamentos eletrónicos não são reciclados e que acabam por ser enviados para países menos desenvolvidos, como a China por exemplo, onde depois são queimados ou enterrados libertando toxinas para o solo e atmosfera. É urgente mudar de atitude e é aqui onde você pode fazer a diferença ao reparar os seus aparelhos.

A escolha de reparar ou substituir o seu equipamento é sua. Portanto, da próxima vez que alguma coisa avariar aí em casa (fora da garantia, claro), dê uma oportunidade a si próprio de tentar reparar.