
O que deve fazer aos seus Equipamentos quando vai de férias?
Ao longo do ano aguardamos pela chegada do descanso e das férias prolongadas para repor as energias. Quando chega a hora de preparar as malas e assegurar que a casa fica em segurança, questionamos se devemos manter ou desligar os eletrodomésticos. A verdade é que enquanto estão ligados continuam a funcionar e a consumir energia mesmo que não esteja a usufruir deles.
Por toda a casa temos aparelhos ligados, contudo é na cozinha e dispensa que se encontram a maior parte dos eletrodomésticos. Muitos deles consomem bastante energia e tem um peso na conta da luz no final do mês. Sabe quais são os equipamento que consomem mais energia? A Loja das Peças mostra-lhe:
FRIGORÍFICO

É um dos responsáveis por cerca de 30% de consumo energético.
Se vai ter umas férias prolongadas por mais de 4 a 5 dias então temos algumas dicas para si:
– não compre mais alimentos antes das férias e tente consumir os que tem no frigorífico, de modo a evitar desperdício de comida;
– depois de vazio, retire a ficha da tomada, aguarde umas horas e limpe o frigorífico para evitar odores desagradáveis.
Se porventura, desligar o frigorífico da tomada não for uma opção, então reduza a temperatura do equipamento, tendo em conta que este não vai ser utilizado com tanta frequência, portanto não vai precisar de tanto frio como o habitual.
TERMOACUMULADOR

A sua água quente provém de um termoacumulador elétrico? Então não se esqueça de o desligar nas férias e vai notar a diferença ao final do mês na conta da luz. Se pensar bem, não faz sentido desperdiçar energia a aquecer água se não houver ninguém a usá-la.
Desligue a tomada sem medo, esta ação preventiva irá tornar a sua casa segura de acidentes e imprevistos.
TV

A tv, aquele aparelho que desligamos no comando mas que na verdade fica em stand-by a consumir energia. Se tiver mais que uma Tv em casa desligue todas as tomadas e poupe energia. Muitas das vezes, as Tvs sofrem descargas elétricas e acabam por entrar em curto circuito o que faz com que alguns dos componentes principais fiquem queimados, originando avarias graves.
MICRO-ONDAS, MÁQUINA DE CAFÉ

À semelhança dos grandes domésticos que consomem muita energia, o mesmo acontece com pequenos domésticos, embora que estes sejam considerados mais económicos. Durante as suas férias está claro que não vai usufruir do seu micro-ondas, máquina de café, etc.
A decisão mais consciente é desligar a tomada e deixar em repouso os seus pequenos domésticos. Neste caso, sabe que quando voltar vai continuar a usufruir de igual forma da sua máquina de café de que tanto gosta.
CARREGADORES

Tal como a Tv, os carregadores consumem energia só por estarem ligados à tomada. Este consumo é denominado como “vampire power” – consumo de stand-by. Fará sentido deixar o carregador ligado à corrente porque sabemos que o vamos utilizar brevemente? Pois bem, ao tomar esta ação vai continuar a gastar energia e a somar euros na sua conta da luz.
Crie um hábito, sempre que o usar, desligar e armazená-lo para uma próxima utilização. Se vai levar alguns carregadores durante as férias, desligue os restantes que sabe que não vai utilizar.
FIQUE ATENTO E REFLITA…
Uma dica que vale para todos os equipamentos e que fará toda a diferença no final das suas férias, é desligar todos os equipamentos das tomadas, incluindo o quadro elétrico. Desta forma, não haverá dúvidas de que os equipamentos estão a consumir energia.
Ao tomar estas medidas preventivas, evita que os equipamentos sejam queimados por sobrecarga em caso de sofrerem descargas elétricas provenientes de condições meteorológicas adversas.
Por fim, ao tomar todas estas decisões vai reduzir claramente o consumo energético e evitar impactos negativos sobre o meio ambiente.
Vá de férias e desligue a tomada da rotina e dos seus equipamentos.
Boas férias, cheias de energia e segurança! 😉